quarta-feira, 18 de maio de 2016

O que é o Taoísmo?
         
A palavra “Taoísmo” é originária de “TAO”, que representa a origem de tudo o que existe no universo, “o inominado”, “o absoluto” e, também, o “Caminho” que leva ao desenvolvimento espiritual pleno.

O "Taoísmo" ou “Filosofia Taoísta”, nasceu na China há aproximadamente cinco mil anos. A obra criadora dos ensinamentos taoístas é o “Tao Te king”, conhecido como “Livro do Caminho e da Virtude”, escrito por Lao Tsé (século V a.C.) que significa “grande senhor” ou “velho mestre”, considerado o fundador do Taoísmo.

É um caminho filosófico e de crescimento espiritual que busca atingir a longevidade e a iluminação (compreensão profunda da alma e do significado, propósito e unidade de todas as coisas). É um modo de vida em busca do equilíbrio e da evolução do corpo, da mente e do espírito, através de práticas como a medicina tradicional chinesa (que inclui a acupuntura), meditação, exercícios de respiração, artes marciais chinesas (como tai chi chuan), alimentação natural e equilibrada, fitoterapia, massagens entre outras práticas.  

Yin e Yang

A figura conhecida como “yin e yang” - símbolo do equilíbrio taoista - nos mostra que a totalidade do Universo é composta por duas energias que agem na criação e manutenção de tudo o que existe. Essas duas forças, opostas, porém complementares, são representadas pelas cores preta (yin) e branca (yang), na figura.
O yin e o yang agem o tempo todo de forma dinâmica, na vida, na natureza, no Universo. A energia yin representa o princípio feminino, a passividade, a noite, a lua, a escuridão, o frio, a terra, entre outras representações. A energia yang representa o princípio masculino, a atividade, o dia, o sol, a luminosidade, o calor, o céu e assim por diante. O pequeno círculo preto dentro da parte branca da figura, e o pequeno círculo branco dentro da parte preta, representam a semente do yin dentro do yang e vice-versa, demonstrando que o yin não existe sem o yang e o yang não existe sem o yin.

Segundo os princípios taoístas, essas duas energias atuam na manutenção da vida. O ser humano absorve a energia yang do céu, através da respiração, e a energia yin dos alimentos que provém da terra. A melhor forma de equilibrar essas duas energias é através de uma respiração adequada e de uma alimentação natural e equilibrada.

Vida Simples

Para a Tradição Taoísta, o convívio harmonioso com a natureza, o modo de vida simples, a humildade, a compaixão e a moderação são meios para se atingir o equilíbrio interno e com todos os outros seres. Essa sabedoria milenar nos mostra que a nossa civilização se afastou do “TAO”, pois nos afastou da natureza e da nossa essência mais profunda. O Taoísmo não apóia ostentações, hierarquias sociais e o acumulo de riquezas materiais, pois esses valores, típicos da nossa sociedade individualista e consumista, impedem o ser humano de viver sua verdadeira evolução. No Taoísmo, o enriquecimento da alma sobrepõe-se ao desejo de poder.
                         ---------------- ****------------------
Lia Cordoni: Acupunturista, pós-graduada em Acupuntura/Medicina Tradicional Chinesa, psicóloga e especialista em Psicanálise (PUC/SP). Atende como acupunturista em São Roque. Contato: liacordoni.blogspot.com.br

Texto publicado no Jornal “Vida Sábia” (maio/2016) com distribuição mensal e gratuíta na cidade de São Roque/SP.
Edição: Gilberto Schubsky

*Compilação de diversas fontes.